Em seu lançamento, no dia 20/09/2024, o Observatório Capixaba das Águas e do Meio Ambiente construiu um calendário de eventos a serem realizados com parceiros em atividades ao público em geral, sendo cada data correspondente a um tema.
O texto aborda o PL 2.072/2023, que busca restringir a prestação direta de saneamento sem licitação, alegando que viola a concorrência. No entanto, a proposta ameaça a autonomia regional e pode desestabilizar arranjos já estabelecidos, prejudicando a universalização do saneamento.
Leia maisO texto discute a influência das agências multilaterais, como o Banco Mundial, na privatização do saneamento no Brasil, destacando mudanças legais e financeiras que facilitaram a entrada do capital privado no setor após o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Leia maisO regimento da Microrregião de Águas e Esgoto do ES foi aprovado sob críticas por centralizar decisões, elevar tarifas e enfraquecer a autonomia municipal, enquanto especialistas defendem o serviço público contra a privatização.
Saiba maisO Sindaema critica o projeto estadual de privatização do saneamento por elevar tarifas, reduzir autonomia municipal e favorecer interesses privados, defendendo o serviço público.
Saiba maisArtigo de membros do Observatório do Outras Palavras.
Saiba maisCrítica a mercantilização da água, transformando-a em lucro para bancos e especuladores, enquanto limita o acesso público e afeta o meio ambiente.
Leia maisA evolução do BNDES na privatização e financiamento de infraestrutura e saneamento.
Leia Mais